Muito comum entre casamentos e até festas de 15 anos, o save the date é uma ótima forma de anunciar a data do Grande Dia

A organização de qualquer evento na ponta do lápis faz toda a diferença. Cumprir os prazos e manter cada detalhe em dia faz com que o planejamento do Grande Dia se torne mais fácil e sem surpresas negativas. Há muito o que fazer: selecionar inspirações, montar a lista de convidados, pesquisar fornecedores…

Mas todos os detalhes partem da definição da data do evento

Afinal, é com a data definida que outros detalhes podem ser definidos. E para anunciá-la com grande estilo e gerar expectativa em todos os envolvidos, nada mais ideal do que utilizar o save the date.

Com tradução literal para reserve a data, a prática consiste em anunciar a data do casamento para os convidados, padrinhos e madrinhas. O objetivo é que tal anúncio seja feito com antecedência para evitar que pessoas importantes tenham outros afazeres no Grande Dia. Literalmente, o save the date pretende marcar a data na agenda de todos os amigos e familiares.

save-the-date

Save the date x Convite de casamento

Afinal, o save the date é um convite de casamento a mais?! Não. Ele funciona como um pré-convite, mas está longe de ser uma alternativa super clássica. Para anunciar a data há muitas opções, desde os modelos mais simples aos mais descontraídos.

Enquanto o convite principal exige certa formalidade, o save the date é o momento de o casal selecionar uma opção mais despojada queá preão necessariamente tenha relação direta com o convite principal.

O que colocar no save the date?

Diferente do convite de casamento, onde as informações são mais completas, o save the date deve conter somente a data e o nome do casal. Ele deve gerar expectativa nos convidados que aguardarão por mais detalhes ao longo do tempo.

Portanto, o momento de fazer o save the date é quando a data estiver definida e os fornecedores quase confirmados. Mas isto pode mudar de casal para casal. Se há muitos convidados de outras cidades e estados, talvez seja útil indicar a cidade em que o evento ocorrerá.

Os noivinhos que já escolheram o estilo da decoração podem trazer elementos do tema para o save the date. Vale tudo para deixar os convidados ansiosos!

Com quanto tempo de antecedência?

Se o local de realização da cerimônia for próximo aos convidados, é ideal enviar o save the date com 6 meses de antecedência. Se, como já dissemos, há muitos convidados que moram em lugares distantes, a reserva da data deve ser feita com 8 meses de antecedência.

É importantíssimo dar tempo de sobra para que todos se organizem e estejam presentes no Grande Dia.

O envio pode ser feito digitalmente – pelo whatsapp ou e-mail – ou entregue impresso. Adeque o formato à realidade do casal e tenha em mente que a entrega pessoal exige mais tempo e planejamento.

Vai se casar em breve?! Leia também…

5 tradições de casamento para incluir no seu
Dicas para escolher o buffet de casamento